Recomendação para quem quer sair do Gmail: Fastmail
Pergunta: Quero sair do Gmail, mas não quero mudar para o Outlook ou outro serviço gratuito, mas também não quero usar o e-mail do meu provedor. O que você recomenda? Não me importo em pagar.
Minha resposta: Fastmail.
Porquê o Fastmail: Por R$240,00 ao ano, você terá um serviço completo (e-mail, contatos, calendário, notas, armazenamento em cloud), em português e com aplicativos para iPhone, Android e web. Você poderá usar os domínios padrão do Fastmail (como fastmaill.fm, fastmail.com, mm.st e muitos outros) ou um domínio próprio (mais recomendado), com uma configuração extremamente simples.
Se desejar, poderá migrar todos seus e-mails e calendários do Gmail para o Fastmail, para manter seu histórico. O Fastmail também pode ser utilizado offline, sem conexão o internet; suas alterações nos aplicativos, enquanto offline, serão sincronizados com os servidores quando estiver reconectado.
A área de Notas é muito simples, mas acho que, justamente por isso, é prática e convienente para anotações rápidas. O armazenamento em cloud não tem tantos recursos quanto os serviços dedicados, mas serve muito bem para guardar arquivos que ter mais à mão, no dia-a-dia; e também - grande diferencial - pode ser usado para manter um website simples.
Outras opções de e-mail são o Proton e o Tuta, mas acho que a dor de cabeça e as limitações, por terem um foco maior em privacidade, não valem a pena para um usuário comum.