Hoje foi dia de remover por completo o pacote Adobe do meu MacBook. Pelo uso que faço em minha empresa, basicamente o Illustrator e o Photoshop, a assinatura mensal do Creative Cloud (R$224,00/mês) não se justifica; mesmo considerando que minha filha utiliza eventualmente o InDesign para seus trabalhos de faculdade, ainda assim é muito caro.

A opção que fizemos foi pelo pacote Affinity da Serif, cuja versão 2.0 acabou de ser lançada com um preço especial, US$99,99 pela licença lifetime (40% de desconto). A licença permite instalar os aplicativos em todos em computadores que eu possuo em casa, tanto Mac quanto Windows, sem restrições.

Testamos por algumas semanas o Designer, o Photo e o Publisher, que atenderam plenamente nossas necessidades. O valor ainda é alto, após a conversão para reais mais o IOF, mas a vantagem em relação à Adobe é indiscutível.

Outro benefício, além do valor, é que o software da Affinity é mais leve, ocupando menos espaço no SSD e rodando mais rápido, tanto no Mac quanto no Windows.